As redes sociais da prefeitura de Santa Maria, especialmente o Instagram, destacam-se há bastante tempo pela criatividade nas postagens e a forma de se comuicar com a população. O conteúdo publicado nas redes foge de termos burocráticos e utiliza o bom humor para chamar a atenção do cidadão.
Recentemente, as postagen sobre a seleção de estagiários e o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), mais uma vez, evidenciaram todo o repertório criativo da equipe de Comunicação. No embalo do Big Brother, que está no ar na TV Globo, a postagem simulou um momento do reality show – o Big Fone – para alertar sobre o término do prazo para pagamento em cota única e parcelado do IPTU. O próprio prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) participa do vídeo, bem como na postagem sobre a seleção dos estagiários.
O trabalho nas redes sociais da prefeitura de Santa Maria, inclusive, foi premiado com o segundo lugar no 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal na categoria Comunicação Social, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), no ano passado, pelos conteúdos alertando à população sobre o calendário de vacinação contra a Covid-19. O papel de informar o cidadão sobre serviços disponibilizados pelo Executivo, sem dúvida, é muito bem executado nesse tipo de plataforma.
Veja alguns dos posts